PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bombardeio contra principal mercado de Gaza deixa 15 mortos

Outras 160 pessoas ficaram feridas

30 jul 2014 - 12h41
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Equipes de resgate atendem um homem palestino ferido após um ataque aéreo israelense em um mercado no bairro Shejaiya, perto da Cidade de Gaza, em 30 de julho</p>
Equipes de resgate atendem um homem palestino ferido após um ataque aéreo israelense em um mercado no bairro Shejaiya, perto da Cidade de Gaza, em 30 de julho
Foto: MARCO LONGARI / AFP

Pelo menos 15 pessoas morreram e 160 ficaram feridas nesta quarta-feira em um ataque aéreo israelense contra o principal mercado da cidade de Gaza, informou um porta-voz do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, Ashraf al-Qudra.

Moradores disseram que ataques da artilharia israelense e o disparo de dois mísseis pela Força Aérea atingiram a área de Shejaia, nos arredores da Cidade de Gaza.

O ataque atingiu um mercado muito frequentado em Shejaiya, entre Gaza e a fronteira israelense, e ocorreu durante a trégua anunciada por Israel, segundo al-Qudra.

O exército israelense havia alertado que esta trégua, prevista para durar quatro horas (9h00 às 13h00 no horário de Brasília), não se aplicaria às zonas onde os soldados "estão atualmente em operação".

Colunas de fumaça negra cobriam a área, enquanto ao menos cinco ambulâncias se apressavam para chegar ao local do ataque, onde corpos jaziam espalhados pelo chão, segundo um correspondente da AFP.

Um prédio vizinho em chamas expelia muita fumaça e a rua estava repleta de destroços, e médicos trabalhavam freneticamente para recuperar os feridos e mortos.

Entre as pessoas deitadas no chão estava um homem vestido com um colete com a inscrição "Press" (Imprensa), embora não esteja claro se ele estava morto ou ferido.

Outro ataque

No mesmo momento em que se registrava o ataque ao mercado de Shayaia, al Qedra disse que outras quatro pessoas morreram igualmente por fogo de artilharia ao leste de Khan Yunes, no sul de Gaza.

O balanço provisório de mortos durante a campanha militar israelense em Gaza que dura 23 dias já ultrapassa 1.327 pessoas, enquanto os feridos superam os 7,2 mil, disseram fontes oficiais.

O Ministério da Saúde informou em comunicado que durante esta quarta-feira, 93 civis palestinos morreram e mais de 200 foram feridos em intensos bombardeios por ar e terra do Exército israelense na Faixa de Gaza.

Os últimos ataques foram registrados depois do anúncio feito pelo Exército israelense nesta tarde sobre a "autorização de uma janela temporária na Faixa de Gaza" entre as 15h e as 19h (9h a 13h, em Brasília).

A proposta foi rejeitada pelo movimento islamita Hamas, que a qualificou de "inútil, porque não inclui 'pontos quentes' da fronteira com Gaza", referência que as forças israelense continuam operando no território palestino.

O Exército israelense disse estar investigando as informações procedentes da Faixa de Gaza.

E em um breve comunicado, o Exército afirmou que durante a janela humanitária, o Hamas disparou 26 foguetes contra Israel, dois interceptados em voo sobre as localidades de Ashkelon e Netivot.

Além disso, o Exército aponta que desde a meia-noite, 84 foguetes foram lançados pelas milícias palestinas contra solo israelense.

Com informações da Reuters, EFE e AFP. 

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade