Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques aéreos contra EI custam 8,3 mi de dólares ao dia

27 out 2014 - 22h20
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos gastam 8,3 milhões de dólares por dia com seus ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, revelaram nesta segunda-feira fontes do Pentágono. Desde o início das operações, no dia 8 de agosto, Washington já gastou 580 milhões de dólares com a campanha aérea, informou o capitão de fragata Bill Urban, porta-voz do departamento de Defesa.

Unos hombres observan una columna de humo tras un presunto ataque de las fuerzas de la coalición lideradas por Estados Unidos en el enclave kurdo de Kobani, Siria.
Unos hombres observan una columna de humo tras un presunto ataque de las fuerzas de la coalición lideradas por Estados Unidos en el enclave kurdo de Kobani, Siria.
Foto: EFE en español

Até o momento, o Pentágono calculava em 7 milhões de dólares ao dia o custo de suas operações, mas um alto funcionário - que pediu para não ser identificado - destacou que o ritmo das missões se intensificou nas últimas semanas.

Analistas independentes consideram que os números oficiais estão subavaliados e Todd Harrison, do Centro para a Avaliação Estratégica e Orçamentária (CSBA) de Washington, estima que a campanha aérea pode custar entre 2,4 bilhões e 3,8 bilhões de dólares por ano.

Caso os ataques aéreos contra alvos jihadistas se intensifiquem ainda mais, este valor pode chegar a entre 4,2 e 6,8 milhões de dólares ao dia, revela um estudo publicado no final de setembro.

Os voos de reconhecimento são o fator mais oneroso no orçamento da operação "Determinação Absoluta". Cada hora de operação dos drones Predator e Reaper custa em torno de mil dólares, e uma hora do Global Hawk, um drone de vigilância capaz de voar em alta altitude, sai por mais de 7 mil dólares.

A verba da campanha aérea na Síria e no Iraque procede do orçamento de guerra do Pentágono, que está separado do orçamento básico do departamento de Defesa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade