PUBLICIDADE

Oriente Médio

Acordo entre Vaticano e Palestina é finalizado

Pacto visa regulamentar o funcionamento da religião católica em território palestino

13 mai 2015 - 10h59
Compartilhar
Exibir comentários

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou nesta quarta-feira (13) que a Comissão formada por representantes da Santa Sé e da Palestina "finalizou seus trabalhos" sobre as negociações entre as partes para um "acordo global" sobre o território palestino.

Vaticano e Palestina finalizaram acordo sobre funcionamento da Igreja Católica no território
Vaticano e Palestina finalizaram acordo sobre funcionamento da Igreja Católica no território
Foto: ANSA

A medida deve fomentar as bases para o funcionamento da religião católica no território. "Há um texto que será apresentado às autoridades e será estabelecida a data da assinatura", informou Lombardi. Segundo nota divulgada pelo Vaticano, as discussões "ocorreram em um clima cordial e construtivo" e a Comissão "teve grande satisfação com o progresso do texto".

As conversas foram lideradas pelo monsenhor Antoine Camilleri, sub-secretário para as Relações da Santa Sé com os Estados, e pelo embaixador Rawan Sulaiman. Além de representantes que trabalham com os palestinos, a Comissão conta com a participação de religiosos que trabalham com as Igrejas Orientais e de Jerusalém.

"A discussão é fruto do acordo base entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), firmado em 15 de fevereiro de 2000. O relacionamento oficial entre a Santa Sé e a OLP foram estabelecidos em 26 de outubro de 1994 e, em seguida, foi constituída uma comissão bilateral permanente de trabalho que levou à aprovação do acordo de 2000", explicou Camilleri ao "Observador Romano".

O monsenhor confirmou que o texto "possui, entre outras coisas, diversas questões sobre a vida da Igreja e outros temas de comum interesse". As negociações dessa etapa do acordo começaram a ser negociadas em 2010, após a visita do então papa Bento XVI à Terra Santa, em 2009.

"Como todos os acordos que o Vaticano firma com diversos Estados, esse atual tem como objetivo favorecer a vida e a atividade da Igreja Católica e seu reconhecimento em nível jurídico também para oferecer um serviço mais eficaz à sociedade", acrescentou Camilleri.

Sem dar muitos detalhes, o religioso afirmou que o documento tem um primeiro capítulo sobre os princípios e as normas fundamentais que são a base no qual há a cooperação entre as bases. "Por exemplo, há o desejo pela solução da questão palestina e do conflito entre os israelenses e os palestinos no âmbito da 'Solução dos Dois Estados' e das resoluções da comunidade internacional, solicitando a volta da negociação entre as partes", destacou.

Ele ainda ressaltou que há um capítulo "muito detalhado e elaborado" sobre a liberdade religiosa e de consciência e outros que explicam as ações da Igreja Católica e suas ações.

Raúl Castro e Papa Francisco se encontram no Vaticano:
Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade