PUBLICIDADE

Mundo

Netanyahu se encontra com príncipe herdeiro saudita e Pompeo na Arábia Saudita, diz ministro

23 nov 2020 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontrou com o príncipe herdeiro saudita na Arábia Saudita, disse um ministro de gabinete israelense nesta segunda-feira, a primeira viagem publicamente confirmada de um líder israelense ao reino em meio a uma ofensiva diplomática provocada pelos temores regionais em relação ao Irã.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv
09/11/2020 Ohad Zwigenberg/Pool via REUTERS
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv 09/11/2020 Ohad Zwigenberg/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Mais cedo, a Rádio do Exército de Israel e a Rádio Kan noticiaram que Netanyahu voou no domingo para a cidade saudita de Neom, no Mar Vermelho, para conversar com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, e com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

A ultraconservadora Arábia Saudita, o berço do islamismo, é uma defensora histórica da causa palestina e costuma evitar contatos oficiais com Israel - mas o reino, seus aliados do Golfo Pérsico e Israel compartilham uma desconfiança profunda em relação ao Irã.

A notícia do encontro veio um dia depois de Netanyahu, em uma mensagem aparente ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer em um discurso que não deve ocorrer uma volta ao acordo nuclear iraniano de 2015 abandonado pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

O gabinete de Netanyahu e a embaixada dos EUA em Jerusalém não quiseram comentar de imediato as reportagens da mídia, mas o ministro da Educação, Yoav Gallant, que é membro do gabinete de segurança e do partido Likud do premiê, confirmou a ocorrência da reunião saudita, descrevendo-a como uma "conquista incrível".

O escritório de imprensa do governo saudita não respondeu de imediato a perguntas da Reuters sobre o tema.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade