PUBLICIDADE

Mundo

'Não há provas que liguem príncipe e Khashoggi', diz Pompeo

Mohamed bin Salman chegou a Buenos Aires para participar de G20

28 nov 2018 - 20h08
(atualizado às 22h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira (28) que não há provas que liguem o príncipe saudita, Mohamed bin Salman, com a morte do jornalista dissidente Jamal Khashoggi, assassinado no consulado saudita em Istambul.

'Não há provas que ligue príncipe e Khashoggi', diz Pompeo
'Não há provas que ligue príncipe e Khashoggi', diz Pompeo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Pompeo afirmou que, após ler "todos os relatórios de inteligência" disponibilizados nas últimas horas, "não há nenhum elemento direto que ligue o príncipe herdeiro com a ordem dada para assassinar Jamal Khashoggi". A declaração foi dada durante coletiva de imprensa após o secretário de Estado participar de uma audiência no Senado. Aos jornalistas, Pompeo ainda citou a "imensa ameaça" do Irã como motivo para manter vínculos com a Arábia Saudita, após o brutal assassinato. "A deterioração das relações entre os EUA e a Arábia Saudita seria um grave erro para a segurança nacional dos Estados Unidos e seus aliados", acrescentou.

    - Investigação O príncipe herdeiro chegou hoje a Buenos Aires para participar da reunião do G20. Sua visita ao território argentino acontece após a Human Rights Watch (HRW) pedir que a justiça do país latino investigue Salman por crimes de guerra no Iêmen. A medida ainda será analisada.

    Segundo o jornal "El Clarín", o procurador federal Ramiro Gonzalez pedirá ao juiz federal Ariel Lijo para solicitar dados ao Iêmen, Arábia Saudita e à Turquia sobre o assassinato do jornalista e outros episódios.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade