PUBLICIDADE

Mundo

Mortes por Covid-19 chegam a 2 milhões no mundo

15 jan 2021 - 16h48
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortes por coronavírus no mundo ultrapassou 2 milhões nesta sexta-feira, segundo contagem da Reuters, enquanto os países buscam adquirir vacinas e detectar novas variantes da Covid-19.

Parentes de paciente internado em Hospital 28 de Agosto em Manaus
14/1/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Parentes de paciente internado em Hospital 28 de Agosto em Manaus 14/1/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Foto: Reuters

O mundo levou nove meses para registrar 1 milhão de mortes pelo novo coronavírus, mas apenas três meses para ir de 1 milhão para 2 milhões de mortes, o que demonstra uma taxa acelerada de óbitos. (Gráfico: https://tmsnrt.rs/34pvUyi)

Até agora em 2021, a média de mortes é de mais de 11.900 por dia ou uma vida perdida a cada oito segundos, de acordo com contagem da Reuters.

"Nosso mundo atingiu um marco de partir o coração", disse o chefe da Organização das Nações Unidas, António Guterres, em um vídeo.

"Por trás desse número impressionante estão nomes e rostos: o sorriso agora é apenas uma lembrança, o assento para sempre vazio na mesa de jantar, a sala que ecoa o silêncio de um ente querido", afirmou ele, pedindo mais coordenação global e financiamento para o esforço de vacinação.

Em 1º de abril, o número global de mortos pode chegar a 2,9 milhões, de acordo com uma previsão do Institute for Health Metrics and Evaluation.

Dada a rapidez com que o vírus está se espalhando devido a variantes mais infecciosas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o pior pode estar por vir.

"Estamos entrando em um segundo ano disso. Pode ser ainda mais difícil devido à dinâmica de transmissão e algumas das questões que estamos vendo", disse Mike Ryan, principal autoridade de emergências da OMS, durante um evento na quarta-feira.

Os Estados Unidos têm o maior número total de mortes, com mais de 386.000, seguido por Brasil, Índia, México e Reino Unido. Juntos, os cinco países são responsáveis por quase 50% de todas as mortes por Covid-19 no mundo, mas representam apenas 27% da população global. (Gráfico: https://tmsnrt.rs/3qmr8d9)

A Europa, região mais afetada do mundo, registrou mais de 615.000 mortes até agora e é responsável por quase 31% de todas as mortes relacionadas à Covid globalmente.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447505)) REUTERS MPP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade