PUBLICIDADE

Mundo

Ministro italiano assina decreto para dispensar uso de máscaras

Medida entrará em vigor a partir do próximo dia 28 de junho

22 jun 2021 - 17h47
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, assinou na tarde desta terça-feira(22) o decreto que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, a partir de 28 de junho, nas regiões classificadas como "faixa branca", a mais branda das restrições anti-Covid.

Medida entrará em vigor a partir do próximo dia 28 de junho
Medida entrará em vigor a partir do próximo dia 28 de junho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O decreto recomenda que "nas áreas brancas, cesse a obrigatoriedade do uso de dispositivos de proteção respiratória em espaços abertos, com exceção de situações em que o distanciamento interpessoal não seja garantido ou há encontros ou aglomerações, bem como na presença de sujeitos que apresentem comprometimento na funcionalidade do sistema imunológico".

O texto é válido até 31 de julho de 2021 e foi assinado depois que o Comitê Técnico-Científico da Itália (CTS), responsável por assessorar o governo no combate à pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, recomendou a dispensa da proteção.

"A máscara é e continua a ser um instrumento fundamental. Acabo de assinar um decreto que derruba a obrigatoriedade de utilizá-la sempre ao ar livre", anunciou o ministro italiano em entrevista à Rai3.

Speranza ainda explicou que o uso de máscaras ao ar livre permanecerá obrigatório apenas "quando a distância não pode ser respeitada, mas continua a ser um ponto fundamental da estratégia" do governo.

"É verdade que os nossos números estão melhores do que há um mês, mas não devemos considerar o jogo encerrado", disse o político.

A Itália acumula mais de 4,2 milhões de casos e mais de 127 mil mortes na pandemia de Covid-19. A melhora da situação epidemiológica, no entanto, já fez o governo liberar praticamente todas as atividades econômicas, além de revogar o toque de recolher noturno.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade