PUBLICIDADE

Mundo

Mini Estátua da Liberdade refaz passos da 'irmã' até NY

Réplica de 2,8 metros de altura iniciou sua jornada da França aos Estados Unidos na traseira de um caminhão na semana passada

2 jul 2021 - 15h24
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Réplica da Estátua da Liberdade na Ilha Ellis em Nova York
01/07/2021 REUTERS/Roselle Chen
Réplica da Estátua da Liberdade na Ilha Ellis em Nova York 01/07/2021 REUTERS/Roselle Chen
Foto: Reuters

Uma réplica em escala menor da Estátua da Liberdade que refez a viagem empreendida mais de um século atrás por sua irmã mais velha foi instalada na Ilha Ellis do Porto de Nova York na quinta-feira, 1º.

A réplica de 2,8 metros de altura iniciou sua jornada da França aos Estados Unidos na traseira de um caminhão na semana passada.

Ainda na quinta-feira, operários retiraram gentilmente o filme plástico usado para proteger a estátua em sua travessia pelo Atlântico.

A obra está sendo emprestada pelo Museu de Artes e Ofícios de Paris aos EUA por 10 anos, um gesto que almeja consolidar a amizade bilateral.

"Ela é um símbolo da amizade entre o povo francês e o americano, mas também é um lembrete da importância da mensagem de liberdade e esclarecimento do mundo, que é o nome da estátua", disse Philippe Étienne, embaixador francês nos EUA, em uma cerimônia de inauguração.

"Ela é a importância essencial da liberdade em nossas democracias, dentro de nossas sociedades e também no mundo."

A versão maior da Estátua da Liberdade, que tem 93 metros de altura incluindo a base, foi dada pela França aos EUA de presente. Ela foi montada em 1886 e está na Ilha da Liberdade do Porto de Nova York desde então.

A réplica de bronze de 450 quilos foi criada a partir do molde de gesso original da Estátua da Liberdade de Frédéric-Auguste Bartholdi e ficará exposta na Ilha Ellis entre 1º e 6 de julho --portanto estará em Nova York durante as comemorações do Dia da Independência norte-americana, em 4 de julho. Depois ela irá para Washington.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade