PUBLICIDADE

Merkel parabeniza Scholz por vitória nas eleições alemãs

Conservadores perderam disputa para Partido Social-Democrata

29 set 2021 09h44
| atualizado às 09h50
ver comentários
Publicidade
Angela Merkel
Angela Merkel
Foto: EPA / Ansa

A chanceler alemã Angela Merkel parabenizou nesta quarta-feira, 29, Olaf Scholz pela vitória do Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, nas eleições realizadas no último domingo, 26. A informação foi confirmada pela Chancelaria em nota.

A confirmação ocorre poucas horas depois do porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, desconversar ao ser questionado por jornalistas se Merkel havia parabenizado Scholz. "Ela tem conversas reservadas com o vice-chanceler", disse apenas, ressaltando que a líder "trabalharia até o fim".

Merkel deixará o poder após quatro mandatos consecutivos e viu sua sigla, a União Democrata-Cristã (CDU) perder a preferência dos alemães - mesmo que por uma margem pequena. Os resultados mostraram que o SPD teve 25,7% dos votos contra 24,1% dos conservadores, no pior resultado de sua história.

A princípio, a CDU não está nas conversas para a formação do governo. Scholz está tentando formar um Gabinete com Os Verdes e com o Partido Liberal Democrático (FDP), terceiro e quarto colocados, respectivamente, no pleito de domingo.

Porém, analistas consultados pela ANSA preveem que a formação do novo governo deve se arrastar por semanas ou meses e não descartam que a CDU seja convocada em caso de fracasso nas conversas atuais. Nesse caso, se manteria o que ocorre desde 2013, com os conservadores e os sociais-democratas juntos, só que sob a liderança dos últimos.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade