Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Menos embarcações passam pelo Estreito de Ormuz após EUA retomarem bloqueio

16 jul 2026 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

Menos navios atravessaram o ‌Estreito de Ormuz na quarta-feira, o primeiro dia após os Estados Unidos terem restabelecido o bloqueio naval aos portos iranianos, em meio à escalada de ataques por parte de ambos os países ⁠em todo o Golfo Pérsico, segundo dados do setor ‌de transporte marítimo.

Nove navios cruzaram o estreito na quarta-feira, principalmente pela rota iraniana, uma queda ‌em relação aos 13 do ‌dia anterior, segundo dados da Kpler.

Não foram ⁠avistados petroleiros de grande porte (VLCCs) nem navios-tanque de gás natural liquefeito (GNL) passando pelo estreito na quarta-feira.

O Comando Central dos EUA informou na quarta-feira que neutralizou um petroleiro vazio que tentava navegar em direção ‌à Ilha de Kharg, no Irã, após o ‌navio ter ignorado ⁠várias advertências, ⁠disparando mísseis Hellfire contra a chaminé da embarcação. O VLCC ⁠Belma, com bandeira ‌de Curaçao, não estava ‌mais a caminho do Irã, acrescentou o comando.

Desde que retomou o bloqueio naval contra o Irã na terça-feira, os EUA redirecionaram dois navios ⁠e imobilizaram outro, informaram as forças armadas.

As hostilidades se intensificaram desde que o Irã anunciou, no final da noite de sábado, que havia fechado o Estreito de ‌Ormuz. As operações militares estão impedindo que navios trafeguem pela via navegável, que transportava cerca de ⁠um quinto dos embarques globais de petróleo e gás antes da guerra.

Na quarta-feira, cinco embarcações vazias entraram no Golfo, incluindo três pequenos petroleiros e dois graneleiros para grãos, segundo os dados. As quatro embarcações que saíram do estreito na quarta-feira transportavam gás liquefeito de petróleo, carvão, óleo combustível e fertilizante.

Na terça-feira, um petroleiro Suezmax transportando 1 milhão de barris de petróleo bruto saudita saiu do estreito com seu transponder desligado, segundo dados da Kpler.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra