PUBLICIDADE

Mundo

"Megaseca" nos Andes provocada por aquecimento global deixa picos de montanhas sem neve

5 ago 2021 - 19h50
Compartilhar
Exibir comentários

A cordilheira dos Andes, que sempre atraiu esquiadores ao continente sul-americano, está enfrentando uma baixa histórica nas nevadas neste ano, durante uma seca que dura uma década, que cientistas dizem ser consequência do aquecimento global.

Uma combinação de imagens, obtidas por um dos satélites Copernicus Sentinel-3, nos dias 27 de julho de 2020 e 29 de julho de 2021 mostra o menor volume de neve que afeta a cordilheira dos Andes
DG DEFIS/Divulgação via REUTERS
Uma combinação de imagens, obtidas por um dos satélites Copernicus Sentinel-3, nos dias 27 de julho de 2020 e 29 de julho de 2021 mostra o menor volume de neve que afeta a cordilheira dos Andes DG DEFIS/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

A chuva e a neve escassas estão deixando muitas das majestosas montanhas, que se estendem entre o Equador e a Argentina, com áreas irregulares de neve, ou sem nada de neve, com a terra marrom dos picos à mostra. 

Com a queda da precipitação e a diminuição das geleiras pela região, comunidades que dependem das montanhas para fornecimento de água podem sofrer com a escassez, disse Ricardo Villalba, principal pesquisador do Instituto Argentino de Neve, Geleiras e Estudos de Ciências Ambientais. 

"Aqui estamos vendo um processo de queda na precipitação em um longo prazo, uma megaseca", disse Villalba. 

"Se olharmos os níveis de precipitação agora para a cordilheira inteira, eles mostram que ou não nevou nada, ou que nevou muito pouco", apontou o cientista. 

Atualmente o Hemisfério Sul está passando pelo inverno, quando deveria ser o auge da queda de neve.

Os resorts de Ski reabriram após longos fechamentos durante a pandemia, e estão atraindo esquiadores saudosos para a fronteira entre Argentina e Chile. Mas a neve escassa está forçando muitos resorts a transportarem neve para cobrir descidas mais populares ou a fabricarem neve artificial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade