PUBLICIDADE

Mundo

Matthew provoca deslocamento de 14.500 pessoas na República Dominicana

4 out 2016 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

As chuvas causadas pelo furacão Matthew obrigou a retirada de mais de 14.500 pessoas de suas casas na República Dominicana, que mantém 16 de suas 32 províncias em alerta vermelho (máximo), incluindo a capital, Santo Domingo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Centro de Operações de Emergências (COE).

O poderoso furacão da categoria 4 continua sua rota em direção ao Haiti com ventos máximos de 220 km/h e em breve o olho do ciclone se aproxime ao sudoeste do país caribenho, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O último boletim do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), diz que seu centro está localizado a 325 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe.

No litoral sul da República Dominicana, desde Barahona até a fronteira com o Haiti e no norte da Baía de Manzanillo até a província de Puerto Plata se mantêm os níveis de alerta por possíveis inundações repentinas nas zonas urbanas e rurais, assim como deslizamentos de terra.

A principal atividade das agências de proteção civil durante o dia foi a realização de retiradas preventivas da população de suas casas nas zonas mais vulneráveis.

Do total de desabrigados, 14.117 seguiram para casas de amigos ou parentes, enquanto 476 foram deslocados para abrigos oficiais.

Alguns órgãos oficiais suspenderam as atividades na parte da tarde, assim como as aulas, pelo menos até quarta-feira, em 24 províncias do país, as que mantêm os alertas vermelho e amarelo, enquanto as sete que estão em nível verde manterão as atividades normais.

As instituições responsáveis pelo abastecimento de água potável adotaram medidas para garantir o serviço e assim prevenir doenças decorrentes do consumo de água contaminada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade