Marinha do Irã recebe novos mísseis em meio à crescente tensão regional
A marinha iraniana recebeu mísseis de cruzeiro com alcance de 1.000 km, bem como helicópteros de reconhecimento, informou a mídia estatal neste domingo.
O anúncio vem em um momento em que os Estados Unidos acusam o Irã de um ataque com drones a um navio-tanque de produtos químicos no Oceano Índico.
"O míssil de cruzeiro Talaeiyeh tem um alcance de mais de 1.000 km e é um míssil inteligente que pode mudar de alvo no meio da missão", disse a mídia estatal, citando o chefe da marinha do Irã, Shahram Irani.
Helicópteros de reconhecimento, drones e mísseis de cruzeiro marítimos estão entre as novas armas adicionadas ao arsenal da marinha, disse Irani, acrescentando que "todos esses equipamentos foram projetados e produzidos pela indústria militar do Irã".
Embora os analistas militares ocidentais digam que o Irã às vezes exagera nas capacidades de suas armas, os mísseis e drones fabricados no país são um elemento fundamental da estrutura militar de Teerã.
O Departamento de Defesa dos EUA disse no sábado que um drone enviado pelo Irã atingiu um navio-tanque de produtos químicos com bandeira da Libéria no Oceano Índico.
O incidente reitera as crescentes tensões regionais e um novo risco para as rotas marítimas, após o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro e a subsequente ação de Israel em Gaza.
No sábado, o Irã negou as acusações dos EUA de que estaria envolvido no planejamento de ataques do movimento houthi, do Iêmen, contra navios comerciais no Mar Vermelho. Os houthis são alinhados a Teerã.