PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Manifestantes protestam na Geórgia contra deputado russo

Mais de 300 pessoas foram presas e 200 ficaram feridas

21 jun 2019 - 13h26
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de manifestantes protestaram em Tbilisi, na capital da Geórgia, contra a visita de um deputado russo, Sergei Gavrilov, ao país.

Manifestantes protestam na Geórgia contra deputado russo
Manifestantes protestam na Geórgia contra deputado russo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    A Rússia e a Geórgia romperam as relações diplomáticas em 2008, após uma guerra. Os dois países integravam a extinta União Soviética.

    Durante sua visita à Geórgia, Sergei Gavrilov sentou na cadeira do presidente do Parlamento do país, atitude que gerou revolta na população e originou os protestos.

    Os manifestantes protestaram diante do Parlamento, gritando palavras de ordem contra a Rússia e pedindo a renúncia do governo por permitir a visita de uma delegação russa.

    Pressionado, o presidente do Parlamento da Geórgia, Irakli Kobakhidze, deixou o cargo.

    Ao menos 305 pessoas foram presas nos atos, que começaram durante a noite de ontem (20). Outras 240 ficaram feridas em confrontos com a polícia, entre elas 80 agentes.

    Por sua vez, a presidente da Georgia, Salomé Zurabishvili, acusou a Rússia de "inimiga" e responsável pelas desordens. "A Rússia é nossa inimiga e ocupante. Somente a Rússia seria beneficiária de uma divisão do país, e essa é a arma mais potente hoje em dia", criticou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade