PUBLICIDADE

Mundo

Mais de 25 milhões de norte-americanos já votaram, diz site

Número é recorde histórico para eleições antecipadas

17 out 2020 - 11h56
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A 17 dias da data das eleições gerais, mais de 25 milhões de norte-americanos já votaram, informou o US Election Project, da Universidade da Flórida, neste sábado (17). O dado é um recorde absoluto para o período, pois em 2016, haviam sido cerca de seis milhões.

Ao invés de debate, Trump e Biden responderam questionamentos de eleitores em emissoras diferentes
Ao invés de debate, Trump e Biden responderam questionamentos de eleitores em emissoras diferentes
Foto: ANSA / Ansa

Entre os estados que registram os maiores números, estão a Califórnia (mais de 2,9 milhões), o Texas (mais de 2,6 milhões) e a Flórida (mais de 2,4 milhões). Diversos estados ampliaram a votação antecipada - tanto por correios como presencialmente - para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Porém, na última semana, longas filas foram registradas em muitas cidades norte-americanas.

O interessante dos votos é que um dos estados que mais está em disputa pelos candidatos Donald Trump e Joe Biden, a Flórida, aparece com um número tão expressivo de eleitores. Segundo a última pesquisa local divulgada, pelo "The Hill", os dois estão empatados com 48% das intenções de votos - e 4% dos eleitores se dizem indecisos.

Já o "Real Clear Politics", um site que compila todas as pesquisas eleitorais fazendo uma média delas, aponta que a vantagem de Biden no estado é de 4,5% (49,3% contra 44,8%). A Flórida é um dos chamados "estados pêndulos" que, a cada eleição, opta por um candidato diferente - ou seja, não é um estado majoritariamente republicano ou democrata.

No cenário nacional, o ex-vice-presidente aparece com 9% de vantagem sobre o atual mandatário. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade