PUBLICIDADE

Mundo

Macron e May homenageiam soldados mortos na Batalha do Somme

9 nov 2018 - 18h35
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, depositaram uma coroa de flores em um memorial no vale do Somme nesta sexta-feira, homenageando soldados mortos na Primeira Guerra Mundial às vésperas do centenário do fim do conflito.

Presidente da França,  Emmanuel Macron, e primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, durante visita a Memorial de Thiepval, na França
09/11/2018 Francois Mori/Pool via REUTERS
Presidente da França, Emmanuel Macron, e primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, durante visita a Memorial de Thiepval, na França 09/11/2018 Francois Mori/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

A Batalha do Somme, disputada em 1916, foi concebida para apressar uma vitória dos aliados sobre o império alemão, mas depois de quatro meses de guerra de trincheira, mais de um milhão de homens estavam mortos ou feridos, e a Grande Guerra ainda duraria mais dois anos.

Em uma cerimônia solene no memorial Thiepval, no norte francês, Macron e May homenagearam os soldados aliados que morreram no Somme. A coroa que levaram combinava a papoula e a centáurea, flores que são emblemas nacionais de recordação no Reino Unido e na França.

O memorial Thiepval se localiza em um terreno elevado com vista para o rio Somme e lembra os mais de 72 mil soldados britânicos e sul-africanos que morreram e não têm túmulos conhecidos. May disse que as cerimônias do dia são um momento para "refletir sobre nossa história em comum, mas também para mirar nosso futuro em comum".

"Lembramos os heróis que perderam as vidas no horror das trincheiras. Agora que o sol se põe sobre 100 anos de recordação, jamais nos esqueceremos de seu sacrifício."

Antes os dois líderes tiveram um almoço de trabalho na cidade de Albert, no coração da região do Somme, em um momento no qual May intensifica seus esforços para obter o apoio europeu para um acordo do Brexit. Um assessor de Macron não quis comentar a natureza das conversas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade