Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Macron critica tarifaço de Trump e menciona 'nova era'

Presidente afirmou que tarifas americana são 'incompreensíveis'

5 mar 2025 - 17h48
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez nesta quarta-feira (5) um pronunciamento à nação sobre a guerra na Ucrânia, a defesa da Europa e as tarifas impostas pelo seu homólogo americano, Donald Trump.

    O mandatário apontou que realizou o discurso ao vivo no Palácio do Eliseu, em Paris, em razão da atual "situação internacional" e alertou que "estamos entrando em uma nova era".

    "Vocês estão legitimamente preocupados, dados os eventos históricos em andamento. Os Estados Unidos mudaram sua posição sobre a guerra na Ucrânia. Os próprios EUA querem impor tarifas à Europa", disse Macron, acrescentando que abriu um debate estratégico sobre a dissuasão nuclear e a "proteção" dos aliados do continente.

    "Quero acreditar que os Estados Unidos permanecerão ao nosso lado. Porém, devemos estar prontos se, em vez disso, esse não for o caso. Precisamos nos equipar mais para elevar nossa posição de defesa e agir como um impedimento", complementou.

    Na visão do líder francês, o continente europeu tem poder e talento "para rivalizar" com Washington ou Rússia e declarou que decisões políticas, equipamentos militares e orçamentos "nunca podem substituir a força do espírito".

    Em seu discurso, Macron também declarou que as tarifas americanas são "incompreensíveis" e diz esperar convencer Trump a abandoná-las.

    Por fim, o presidente da França falou da existência de "um plano de paz sólido e duradouro que preparamos com os ucranianos e vários outros parceiros europeus". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade