PUBLICIDADE

Mundo

Líderes de golpe de estado no Mali prometem novas eleições

Pleito será organizado "dentro de um prazo razoável" de acordo com os soldados responsáveis pelo motum

19 ago 2020 - 16h37
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados que depuseram o presidente do Mali com um golpe de Estado prometeram, nesta quarta-feira, organizar eleições dentro de um prazo "razoável" e logo buscaram conversas com um dos mediadores de forças mais influentes da nação da África Ocidental.

Soldados do Mali são vistos em praça de Bamako após golpe militar
18/08/2020
REUTERS/Moussa Kalapo
Soldados do Mali são vistos em praça de Bamako após golpe militar 18/08/2020 REUTERS/Moussa Kalapo
Foto: Reuters

O presidente Ibrahim Boubacar Keita renunciou e dissolveu o Parlamento na terça-feira depois que os amotinados o detiveram a mão armada, o que desestabilizou ainda mais um país vítima de uma insurgência jihadista e assolado por tumultos civis.

Temendo que a queda de Keita após sete anos no poder pudesse desestruturar a região do Sahel, a União Africana e a Comunidade Econômica do Estados da África Ocidental (Ecowas) suspenderam o Mali.

Investidores estavam descartando ações de mineradoras de ouro radicadas em solo malaio. Os amotinados ainda não haviam identificado seu líder, mas o clima na capital Bamako parecia calmo.

Líderes da junta se reuniriam na tarde local desta quarta-feira com Mahmoud Dicko, pastor salafista que entusiasmou manifestantes durante protestos contra Keita realizados nas últimas semanas que atraíram dezenas de milhares de pessoas, disse o porta-voz de Dicko.

Dicko é uma figura política influente, cujo apoio foi visto como crucial para a vitória de Keita na eleição de 2013, mas desde então rompeu com o presidente.

Um porta-voz dos amotinados, que se chamam de Comitê Nacional para a Salvação do Povo, disse mais cedo que estes agiram para evitar mais "caos, anarquia e insegurança".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade