Líder supremo do Irã fala pela 1ª vez após ataque dos EUA
Em primeira declaração, aiatolá prometeu punição contra Israel
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu punição contra Israel em sua primeira declaração após o ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas, enquanto o Parlamento aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, medida ainda sujeita a confirmações.
O aiatolá Ali Khamenei falou pela primeira vez no domingo, 22, após o ataque dos Estados Unidos contra o Irã.
O líder supremo não mencionou o país, mas disse que "o inimigo sionista cometeu um grande erro" e "deve ser punido", referindo-se a Israel.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Esse foi o primeiro pronunciamento do líder supremo do Irã desde o ataque norte-americano a três instalações nucleares iranianas, ocorrido na madrugada de sábado, 21.
"O inimigo sionista cometeu um grande erro, cometeu um grande crime; deve ser punido — e está sendo punido. Está sendo punido neste exato momento", publicou Khamenei em sua conta na rede social X.
مجازات ادامه دارد
دشمن صهیونی یک اشتباه بزرگی کرده، یک جنایت بزرگی را مرتکب شده؛ باید مجازات بشود و دارد مجازات میشود؛ همین حالا دارد مجازات میشود.#الله_اکبر pic.twitter.com/wH6Wk9nNhJ
— KHAMENEI.IR | فارسی 🇮🇷 (@Khamenei_fa) June 23, 2025
A postagem inclui a imagem de um crânio com a estrela de Davi sobre prédios pegando fogo.
Também neste domingo, o Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, uma via marítima localizada entre Irã e Omã, que conecta o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e o Mar Arábico.
O bloqueio atinge o comércio regional de petróleo. A decisão do Parlamento ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e pelo aiatolá Khamenei para que entre em vigor.