Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líder do Irã teria nomeado possíveis sucessores em caso de morte

Segundo jornal, Ali Khamenei deixou lista em meio ao conflito

21 jun 2025 - 12h21
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio ao aumento de tensão com Israel, o guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, teria nomeado três clérigos seniores como seus possíveis sucessores caso seja assassinado, relatou o jornal "The New York Times".

Ali Khamenei está refugiado em bunker
Ali Khamenei está refugiado em bunker
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Do bunker onde se refugiou desde o início do conflito, em 13 de junho, o líder iraniano teria elaborado um plano emergencial para garantir a continuidade do regime diante da guerra.

Segundo a publicação, o filho de Khamenei, Mojtaba, não está entre os nomes listados, embora, segundo alguns rumores dos últimos dias, estivesse entre os favoritos.

Sentindo-se alvo e temendo a morte, o guia supremo teria acelerado o processo de nomeação de seus possíveis herdeiros, apesar de os nomes não terem sido revelados, além dos principais oficiais militares caso os atuais comandantes fossem removidos por Israel.

Nos últimos dias, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, não descartou a hipótese de matar a principal autoridade política e religiosa do país persa. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou que sabe onde Khamenei está escondido. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade