PUBLICIDADE

Mundo

Kim pede apoio a Putin para resolver questão nuclear

Líderes se reuniram pela primeira vez na Rússia nesta quinta(25)

25 abr 2019 - 07h45
(atualizado às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Em uma reunião inédita realizada nesta quinta-feira (25), o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, esforços conjuntos para tentar melhorar as relações com os Estados Unidos e encontrar formas de resolver a questão da desnuclearização da Península Coreana. No início da cúpula em Vladivostok, no extremo oriente da Rússia, Putin afirmou que a visita de Kim também servirá para os líderes desenvolverem as relações bilaterais.

"Estou convencido que sua visita à Rússia hoje contribuirá para o desenvolvimento das relações bilaterais", afirmou Putin.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
Foto: Sergei Ilnitsky / Reuters

Kim, por sua vez, ressaltou a importância de um trabalho em conjunto para tratar a desnuclearização. "A situação na Península Coreana é de grande interesse para toda a comunidade internacional. Espero que nossas conversas sejam um evento importante para avaliarmos essa situação em conjunto, trocarmos pontos de vista sobre a situação e como resolver esse problema juntos", disse o líder norte-coreano ao russo.

Após quase duas horas de reunião, o presidente russo chegou a classificar o momento como "substancial" e explicou que ambos falaram, "é claro, sobre a situação na península coreana", trocaram "opiniões sobre o que precisa ser feito para que a situação tenha perspectivas de melhora".

Além disso, Putin agradeceu o ditador norte-coreano por visitar a Rússia, país o qual Kim classificou como "amigável" e "grande vizinho". "Espero que nossas negociações continuem da mesma forma, de maneira útil e construtiva", acrescentou. A reunião entre os líderes ocorreu no campus da Universidade Federal do Distante Oriente, na Ilha Russky.

O encontro acontece após o fracasso da cúpula entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói, no Vietnã, em fevereiro, que paralisou as negociações para a desnuclearização da Península Coreana. Essa é a primeira viagem oficial de Kim ao território russo desde que chegou ao poder, em dezembro de 2011.

Veja também:

Barbeiro celebrou cúpula Trump-Kim com cortes gratuitos:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade