PUBLICIDADE

Mundo

Kim Jong-un chega ao Vietnã para 2º encontro com Trump

Presidente dos EUA desembarcará no país na tarde desta terça(26)

26 fev 2019 - 10h29
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Cercado por um forte esquema de segurança, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou ao Vietnã nesta terça-feira (26) para participar da segunda reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Kim viajou de Pyongyang para o Vietnã em um trem especial e demorou mais de dois dias para percorrer cerca de 4 mil km. O transporte passou pela fronteira entre China e Vietnã pouco antes das 8h da manhã (horário local). Ao chegar na estação de Dong Dang, o líder norte-coreano seguiu para Hanói, sede do encontro, de automóvel. O norte-coreano foi recebido por uma multidão agitando bandeiras e autoridades, como seu chefe de Gabinete, Kim Chang-son, e o chefe das conversas preparatórias com os EUA, Kim Hyo-chol, informou a agência "Yonhap".

Kim Jong-un chega ao Vietnã para 2º encontro com Trump
Kim Jong-un chega ao Vietnã para 2º encontro com Trump
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    A viagem de Kim é a primeira de um líder norte-coreano ao Vietnã desde 1964, quando o avó do ditador, Kim Il Song, visitou o país. Trump e Kim se reunirão entre 27 e 28 de fevereiro, em Hanói, no Vietnã, para a segunda cúpula na história entre líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte. Um tratado que ponha fim definitivo à guerra realizada entre 1950 e 1953 é aguardado desde que ganhou corpo a aproximação entre os dois.

    Além disso, a expectativa é de que a dupla debata o fim do programa nuclear da Coreia do Norte e as sanções aplicadas ao regime do ditador. Trump chegará na capital vietnamita na tarde desta terça-feira (26).

    Na primeira cúpula histórica entre Trump e Kim, em junho do ano passado, os líderes se reuniram em Singapura e assinaram um acordo de paz. Desde então, o regime norte-coreano não realizou nenhum teste nuclear ou balístico.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade