PUBLICIDADE

Mundo

Itália prepara comboio de imigrantes rumo à Espanha e discute com a França

12 jun 2018 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália manteve planos de enviar centenas de imigrantes à Espanha em um pequeno comboio naval nesta terça-feira, após fechar seus portos, gerando uma guerra verbal com a França que expôs as tensões na União Europeia sobre imigração.

Imigrantes resgatados pelo MV Aquarius 12/6/2018. Karpov / SOS Mediterranee/REUTERS
Imigrantes resgatados pelo MV Aquarius 12/6/2018. Karpov / SOS Mediterranee/REUTERS
Foto: Reuters

Cerca de 629 imigrantes, incluindo 11 crianças e 7 mulheres grávidas, estão à deriva no Mediterrâneo a bordo do navio de resgate Aquarius desde domingo, quando tanto a Itália quanto Malta se recusaram a deixá-los atracar.

A Espanha inesperadamente se ofereceu na segunda-feira para receber o grupo formado em maioria por africanos subsaarianos, que foram resgatados na costa da Líbia durante o fim de semana. Mas o Aquarius está sobrecarregado, tornando particularmente perigosa a viagem de quatro dias à Espanha.

Para superar o problema, dois barcos italianos foram em direção ao Aquarius nesta terça-feira para receber imigrantes antes de seguirem para oeste, em meio às previsões de tempestades.

Enquanto isto, a única embarcação de ajuda deixada para patrulhar a costa da Líbia -uma base para traficantes de pessoas - informou que um naufrágio de imigrantes havia deixado ao menos 12 mortos.

A viagem de ida e volta do Aquarius à Espanha irá demorar cerca de 10 dias, deixando o Sea Watch 3, de bandeira holandesa, sozinho na costa da Líbia procurando por imigrantes.

Um navio da Marinha dos Estados Unidos enviou rádio à Sea Watch nesta terça-feira para informar que havia recolhido 12 corpos e 41 sobreviventes de uma embarcação de borracha naufragada.

"Isto mostra o que acontece quando não há meios de resgate suficientes no mar", disse o porta-voz da Sea Watch, Ruben Neugebauer.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade