Itália e França firmam acordos estratégicos para ampliar cooperação entre países
Meloni e Macron reforçaram parceria em defesa, segurança, transporte, entre outros
Os governos de Itália e França firmaram sete acordos de cooperação nesta quinta-feira (25) durante a 36ª cúpula intergovernamental entre os dois países, realizada em Antibes, no sul francês.
O encontro reuniu a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente francês, Emmanuel Macron, e teve como objetivo aprofundar a parceria estratégica entre as duas nações em áreas consideradas prioritárias.
O principal compromisso assinado foi um roteiro franco-italiano de defesa para o período de 2026 a 2031. O documento, firmado pelos ministros da Defesa dos dois países, prevê o fortalecimento da cooperação militar, industrial e tecnológica, incluindo projetos conjuntos de armamentos e iniciativas ligadas à defesa europeia.
Na área espacial, França e Itália assinaram uma declaração de intenções para ampliar a colaboração em pesquisa, inovação e desenvolvimento de projetos aeroespaciais. A parceria envolve também a cooperação entre empresas e instituições dos dois países no setor, considerado estratégico para a soberania tecnológica europeia.
Outro acordo estabeleceu a criação de uma brigada franco-italiana conjunta de segurança interna. A iniciativa busca ampliar a cooperação policial, melhorar a coordenação nas fronteiras e combater crimes transnacionais, incluindo redes de tráfico e imigração ilegal.
Além disso, os governos firmaram um memorando de entendimento sobre indicações geográficas, com o objetivo de proteger e valorizar produtos agrícolas e alimentares tradicionais dos dois países.
Na infraestrutura, França e Itália adotaram uma declaração conjunta para impulsionar o eixo ferroviário Marselha-Nice-Gênova, projeto considerado fundamental para melhorar a conexão entre regiões do Mediterrâneo Ocidental e fortalecer o transporte europeu.
Os ministros das Relações Exteriores de ambos os países também assinaram uma declaração sobre mares e oceanos, voltada à cooperação em temas ambientais, marítimos e de governança internacional. As partes ainda firmaram um acordo na área cultural para ampliar a colaboração entre os ministérios da Cultura dos dois países na preservação e promoção do patrimônio histórico e artístico.
Durante a coletiva de imprensa após o encontro, Meloni afirmou que França e Itália têm interesses convergentes e desempenham papel central na Europa. "Sem a Itália e a França, a Europa e o Ocidente não seriam o que são: somos duas grandes nações com interesses convergentes", declarou ela.
Macron, por sua vez, destacou que os dois países são "parceiros naturais e indispensáveis" e afirmou que os acordos representam uma nova etapa da cooperação bilateral.
O presidente francês citou a defesa europeia, o apoio à Ucrânia, missões de segurança, energia e espaço como áreas prioritárias.
Segundo Macron, a cooperação no setor energético também deve ganhar importância, especialmente diante da busca europeia por maior independência. Ele mencionou a estratégia francesa baseada na energia nuclear e o processo italiano de retomada do debate sobre o setor.
"Temos nos reunido frequentemente com Meloni e em breve nos encontraremos novamente em Ancara para a [cúpula da] Otan. Em cada um desses fóruns, compartilhamos interesses e projetos comuns no âmbito de uma rica e sólida cooperação bilateral", enfatizou Macron.
Segundo o líder francês, esta cúpula "demonstra a solidez da nossa parceria", e "os acordos demonstram isso".
A cúpula marcou a primeira grande reunião bilateral entre os dois países desde a assinatura do Tratado do Quirinal, em 2021, acordo criado para fortalecer a cooperação franco-italiana.
Apesar da previsão de encontros regulares, a última reunião intergovernamental havia ocorrido em Nápoles, em fevereiro de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19 na Europa.
Paralelamente à cúpula, foi realizado em Le Cannet o primeiro Fórum Econômico França-Itália, reunindo empresas, autoridades e representantes dos setores industrial e financeiro. O evento teve como foco temas como soberania europeia, semicondutores, energia, mobilidade, transporte e investimentos cruzados.
França e Itália mantêm uma das relações econômicas mais intensas da União Europeia. O comércio bilateral ultrapassou 100 bilhões de euros em 2025, segundo Macron, e os dois países possuem milhares de empresas atuando em seus respectivos mercados.
A reunião terminou com uma fotografia oficial das delegações e um jantar oferecido por Macron em homenagem à primeira-ministra italiana. .
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.