Exportações da Itália crescem nos 9 primeiros meses de 2025
Dados da Farnesina confirmam números divulgados pelo Istat
As exportações italianas mantiveram trajetória positiva nos primeiros nove meses de 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália (Farnesina) nesta sexta-feira (14).
Os números confirmam as informações preliminares apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) e apontam que as exportações italianas em nível global cresceram mais do que as das principais economias manufatureiras da Europa.
Segundo o estudo, até setembro, as exportações cresceram 3,5% em comparação com o mesmo período de 2024, com expansão tanto para os países da União Europeia (+4,5%) quanto para mercados fora da UE (+2,4%).
Destaca-se o desempenho nos Estados Unidos, onde as exportações italianas avançaram 9% em comparação com os primeiros nove meses de 2024. Se considerar as tarifas, a Itália cresceu 6,9% no mercado norte-americano em relação ao ano anterior, superando Alemanha (-7%), França (-4%) e Espanha (-9%).
O crescimento foi amplo, abrangendo diversos setores: produtos farmacêuticos (+39,4%), veículos não motorizados e produtos metálicos e agroalimentares (+5%).
Somente em setembro de 2025, as exportações italianas subiram 10,5% em relação a setembro de 2024, impulsionadas principalmente pelo mercado norte-americano (+34,7%), com destaque para a construção naval.
Quanto à balança comercial, o superávit atingiu 35,3 bilhões de euros e deverá subir para 71,5 bilhões de euros, se o setor de energia for excluído.
De acordo com a Farnesina, a trajetória positiva das exportações, mesmo em um contexto de incertezas geopolíticas e tarifas comerciais, reflete o dinamismo das empresas italianas e está alinhada aos objetivos do Plano de Ação para Exportação do ministério.
A pasta continuará monitorando de perto o comércio exterior e trabalhando em conjunto com ICE, SIMEST, SACE e CDP para apoiar as empresas italianas nos mercados internacionais e nos setores estratégicos.