Itália apela a Israel para encerrar ataques em Deir al-Balah
Região de Gaza abriga zona humanitária da ONU
O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, lançou um novo apelo ao governo de Israel sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza, em meio às ofensivas em curso nesta segunda-feira (21) em uma zona humanitária em Deir al-Balah, área que abriga funcionários italianos e das Nações Unidas.
"É uma região de Gaza que deveria ser segura, mas que, ao contrário, está há horas sob o fogo israelense", afirmou Tajani, acrescentando que já solicitou esclarecimentos ao governo de Benjamin Netanyahu.
"Apelamos que esse ataque e todos os outros cessem imediatamente e de forma definitiva. É preciso libertar os reféns israelenses, proteger a população palestina e deixar entrar de modo massivo toda a ajuda humanitária e sanitária [no enclave]", declarou o vice-premiê italiano.
Hoje, Tajani e outros 24 ministros das Relações Exteriores, além da União Europeia, assinaram uma declaração conjunta pedindo o fim da guerra em Gaza, que ocorre desde outubro de 2023 e já matou milhares de palestinos. No entanto, Israel rejeitou o pedido, afirmando que ele deveria ter sido direcionado ao "Hamas, o único responsável" pelo conflito.