Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel convoca embaixador italiano após críticas de Tajani a ataques no Líbano

Vice-premiê da Itália condenou ataques israelenses contra missão da Unifil

13 abr 2026 - 13h05
(atualizado às 13h45)
Compartilhar

O governo israelense convocou nesta segunda-feira (13) o embaixador italiano em Tel Aviv para prestar esclarecimentos sobre declarações do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, a respeito do ataque realizado por forças israelenses no Líbano.

Vice-premiê criticou ataques contra soldados da Unifil
Vice-premiê criticou ataques contra soldados da Unifil
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo fontes, o diplomata Luca Ferrari foi chamado após Tajani classificar como "inaceitável" o bombardeio de civis por Israel no território libanês.

"O Líbano é um país irmão que prezamos muito. É por isso que vim a Beirute hoje para transmitir a solidariedade da Itália ao presidente Aoun após os ataques inaceitáveis de Israel contra a população civil", declarou o chanceler, que está em visita à capital libanesa com o objetivo de promover "uma situação de estabilidade e paz".

Em Beirute, Tajani condenou os ataques do Hezbollah contra Israel, ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de proteção da população civil libanesa e dos militares italianos que integram a missão da Unifil, atingida por episódios recentes de fogo cruzado durante a ofensiva israelense na região.

Um desses incidentes ocorreu no domingo passado, quando um veículo italiano da missão foi atingido por um tanque israelense.

Embora o episódio tenha sido classificado como um provável acidente pelo governo italiano, Tajani alertou que situações semelhantes não devem se repetir e defendeu o aprimoramento da coordenação entre as forças israelenses e as unidades da Unifil para evitar novos mal-entendidos.

Além disso, o vice-premiê italiano afirmou que seu país está disposto a sediar futuras negociações entre Israel e Líbano e destacou que as primeiras reuniões diplomáticas, previstas para começar em Washington, podem representar um passo importante nos esforços pela paz.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra