PUBLICIDADE

Mundo

Irã diz que exportação de petróleo alcançou maior nível desde reimposição de sanções dos EUA

12 mar 2023 - 12h36
Compartilhar
Exibir comentários

As exportações de petróleo do Irã atingiram o nível mais alto desde a reimposição das sanções dos Estados Unidos em 2018, disse neste domingo o ministro do Petróleo do país, Javad Owji, de acordo com a agência semi-oficial de notícias Tasnim.

Após a saída dos EUA de um acordo nuclear de 2015 e a reimposição de sanções a Teerã em 2018, as exportações e receitas de petróleo iranianas sofreram um impacto significativo, já que poucos países --com a notável exceção da China-- continuam a comprar petróleo bruto iraniano.

O ministro do petróleo disse que o Irã exportou 83 milhões de barris de petróleo a mais no ano corrente iniciado em 21 de março de 2022 em comparação ao ano iraniano anterior, que durou de 2021 a 2022.

O montante representa 190 milhões de barris a mais do que o registrado dois anos antes, segundo Owji, acrescentando que as exportações de gás aumentaram 15% em 2022-23 ante o ano iraniano anterior.

Os EUA na quinta-feira impuseram sanções a 39 entidades, incluindo muitas sediadas nos Emirados Árabes Unidos e Hong Kong, que, segundo Washington, facilitam o acesso do Irã ao sistema financeiro global.

Brian O'Toole, ex-funcionário do Departamento do Tesouro dos EUA, disse que a ação de quinta-feira prejudicaria a capacidade do Irã de continuar movimentando petróleo e receber os pagamentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade