Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Irã diz que acordo com Omã está em "fase final", mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz

9 ago 2026 - 12h16
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã afirmou neste domingo que um acordo com Omã para definir novas rotas ⁠marítimas no Estreito de Ormuz ‌estava em sua fase final, mas reiterou que a ‌via navegável só ‌seria reaberta assim que ⁠os Estados Unidos cumprissem outras condições.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse neste domingo que um acordo ‌sobre o estreito, localizado entre os ‌dois países, ⁠estava ⁠em "fase final", mas reiterou os comentários feitos ⁠no ‌sábado de ‌que a via navegável não seria reaberta a menos que outras condições fossem cumpridas.

O acordo ⁠definiria as novas rotas marítimas a serem utilizadas assim que os EUA cumprirem essas condições ‌e o estreito for reaberto, segundo declarações dele citadas pela agência ⁠de notícias iraniana Mehr.

O Irã e os EUA não estão envolvidos em negociações e Teerã não as iniciará enquanto Washington violar um acordo provisório assinado em junho, disse Araqchi, acrescentando que mensagens estão sendo trocadas por meio de intermediários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra