PUBLICIDADE

Mundo

Irã apresenta caça produzido com tecnologia nacional

Avião militar tem radares polivalentes para combates

21 ago 2018 - 14h30
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã apresentou nesta terça-feira (21) um avião militar que, segundo as autoridades do pais, teria sido produzido com tecnologia própria.

Hasan Rohani chegou a se sentar na cabine do piloto antes da exibição.
Hasan Rohani chegou a se sentar na cabine do piloto antes da exibição.
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a agência de notícias iraniana "Tasmin", o avião recebeu o nome de "Kowsar" e será produzido em duas versões, com um e dois lugares. O jato tem radares polivalentes que serão usados para realizar operações de combate e de controle do espaço aéreo.

A aeronave realizou um voo de demonstração durante um desfile militar que contou com a presença do presidente do país, Hasan Rohani, que chegou a se sentar na cabine do piloto antes da exibição.

Rohani afirmou a necessidade de continuar reforçando o poderio militar do país, fazendo referência às ameaças dos Estados Unidos. "Por que os norte-americanos não nos atacam? Porque conhecem nossa força e o preço que deveriam pagar", disse o presidente.

Ignorando pedidos dos Estados Unidos, o Irã também apresentou um novo vetor balístico de curto alcance, chamado de "Fateh Mobin''. Na última segunda-feira, o vice ministro da Defesa do país, Reza Talaei Nik, disse que um novo sistema de defesa antimísseis de longo alcance, o "Bavar 373", que conta com tecnologia mais avançada que a do russo S-300, está na última fase de testes.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade