PUBLICIDADE

Mundo

Índice de aprovação de Putin recua durante crise do coronavírus, diz pesquisa

6 mai 2020 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários

O índice de aprovação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, recuou dos 63% do mês passado para 59% em abril em meio à crise do coronavírus, sua menor porcentagem em mais de duas décadas, disse o instituto de pesquisa Levada-Center nesta quarta-feira.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou
06/05/2020 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou 06/05/2020 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

Mas o Levada alertou que uma mudança em sua metodologia pode ter distorcido ligeiramente o resultado de maneira desfavorável a Putin.

A sondagem foi realizada por telefone desta vez por causa do isolamento provocado pelo coronavírus, e não em pessoa, algo que o vice-diretor do Levada, Denis Volkov, disse poder ter tirado de 1% a 2% do índice de Putin.

Mesmo levando isso em conta, Volkov disse que um resultado de 61% ainda significaria que a aprovação do líder está empatada com seu nível mais baixo já registrado - o que ocorreu em 2013, um ano antes de a anexação da Crimeia ucraniana fazer este índice disparar.

Putin, de 67 anos, domina a política russa como presidente ou primeiro-ministro há mais de 20 anos, mas as consequências econômicas do coronavírus representam um desafio para o líder.

O Levada disse que a pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de abril e que 1.608 pessoas de todo o país foram consultadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade