PUBLICIDADE

Mundo

Imprensa japonesa revela novos detalhes sobre fuga de Ghosn

Justiça do Japão abrirá investigação sobre ida ao Líbano

6 jan 2020 - 18h17
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A imprensa japonesa revelou nesta segunda-feira (6) novos detalhes sobre a fuga do ex-presidente da aliança Renault-Nissan-Mitsubish Carlos Ghosn.

Imprensa japonesa revela novos detalhes sobre fuga de Ghosn
Imprensa japonesa revela novos detalhes sobre fuga de Ghosn
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Segundo o jornal "Yomiuri Shimbun" e a emissora de televisão japonesa NTV, no dia 29 de dezembro, o empresário teria pegado um trem de alta velocidade de Tóquio até Osaka, de onde embarcou em um avião particular rumo a Turquia. A informação foi divulgada após análises das imagens de uma câmera de vigilância. A gravação ainda revela que Ghosn estava acompanhado por várias pessoas, cujas identidades ainda não foram encontradas De acordo com a NTV, assim que chegou em Osaka, o brasileiro usou um taxi para chegar até um hotel perto do aeroporto de Kansai.

    Acusado de fraude fiscal no Japão, Ghosn estava em liberdade condicional e fugiu para o Líbano, país onde também tem cidadania, alegando ser vítima de um "complô" e de uma "perseguição política". Relatos da Fox Business, inclusive, dizem que o brasileiro alega ter provas e documentos que demonstram que ele foi vítima de um golpe por parte do governo japonês. Além disso, a publicação informa que Ghosn mencionará os nomes dos que, em sua opinião, estão por trás de sua prisão durante a coletiva de imprensa que realizará nos próximos dias. No último sábado (4), a promotoria pública do Japão anunciou que está pronta para abrir uma investigação sobre o processo de fuga de Ghosn para o Líbano. "O fato de o réu ter ignorado nossos procedimentos legais é um tanto infeliz, e as suas ações serão julgadas de acordo", explicou Takairo Saito, vice-presidente dos investigadores de Tóquio. Segundo ele, a fuga do executivo "é simplesmente um ato que visa evitar punição pelo crime cometido, e é um ato que não pode ser justificado".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade