Imagens de satélite mostram antes e depois de usina nuclear do Irã após ataque aéreo israelense
Conflito já dura quatro dias; imagens mostram que o local teve algumas construções destruídas
Imagens de satélite mostram danos na usina nuclear de Natanz, no Irã, após ataques israelenses no conflito que já dura quatro dias, com 244 mortes registradas nos dois países.
Israel bombardeou a usina nuclear de Natanz, localizada no sul de Teerã, na capital iraniana, na última sexta-feira, 13. Imagens de satélites mostram como era o local e como ficou após os constantes ataques aéreos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o Exército israelense, a maior usina do Irã teve “grandes danos” devido ao ataque.onforme as imagens cedidas ao Terra pela Maxar Technologies, é possível ver algumas construções do complexo destruídas.
Tanto a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) quanto o governo iraniano confirmaram os danos em alguns pontos da usina. Apesar disso, a agência da ONU que regula normas nucleares, apontou que “nada indica” que o subsolo de Natanz foi atingido pelas bombas aéreas.
A existência da usina foi revelada em 2002 e é composta por duas construções, sendo uma delas subterrânea para proteção contra ataques como o de sexta-feira. O local possui ainda 70 cascatas de centrífugas, que são usadas para enriquecer urânio.
O conflito entre Israel e Irã entrou em seu quarto dia nesta segunda-feira, 16. Ao todo, 224 pessoas morreram no território iraniano após os ataques israelenses e 20 pessoas morreram em Israel.