PUBLICIDADE

Mundo

Homens armados matam três turistas espanhóis no Afeganistão

17 mai 2024 - 20h48
Compartilhar
Exibir comentários

Três turistas espanhóis foram mortos e pelo menos um espanhol ficou ferido em um ataque de homens armados na província de Bamyan, no centro do Afeganistão, informou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores da Espanha.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério do Interior do Taliban, Abdul Mateen Qaniee, disse que três turistas estrangeiros e um cidadão afegão foram mortos no ataque.

Quatro estrangeiros e três afegãos também ficaram feridos quando os homens armados abriram fogo, acrescentou. De acordo com ele, quatro pessoas foram presas.

A chancelaria espanhola informou que a unidade de emergência consular foi totalmente mobilizada e que as vítimas e suas famílias estão sendo assistidas.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, publicou na rede social X, dizendo estar "chocado com a notícia do assassinato de turistas espanhóis no Afeganistão". Ainda não estão claros os motivos do ataque.

A montanhosa Bamyan abriga patrimônios da humanidade pela Unesco e os restos de duas estátuas gigantes de Buda, explodidas pelo Taliban em seu governo anterior, em 2001.

Desde que assumiu o poder, em 2021, o Taliban prometeu restabelecer a segurança e tem incentivado um pequeno mas crescente número de turistas a entrar no país, e até vende ingressos para acesso às estátuas.

O ataque desta sexta-feira está entre os mais graves contra cidadãos estrangeiros desde que forças externas saíram do país e o Taliban retomou o controle, em 2021.

O Estado Islâmico reivindicou um ataque que feriu cidadãos chineses em um hotel popular entre empresários da China em Cabul, em 2022.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade