Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guterres pede que Irã e Israel deem 'chance à paz'

Secretário-geral da ONU fez novo apelo às partes em conflito

20 jun 2025 - 11h47
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, renovou seu apelo por paz no Oriente Médio e alertou que o conflito entre Irã e Israel colocou o mundo à beira do "precipício".

António Guterres durante sessão do Conselho de Segurança da ONU
António Guterres durante sessão do Conselho de Segurança da ONU
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Às partes em conflito - e às potenciais partes em conflito - e ao Conselho de Segurança, eu tenho uma mensagem clara e simples: deem uma chance à paz", disse Guterres, em uma referência velada aos Estados Unidos, que cogitam entrar na guerra para apoiar Israel.

"Não estamos caminhando em direção a uma crise, estamos correndo na direção dela. Estamos na direção de um potencial caos. A expansão desse conflito pode desencadear um incêndio que ninguém poderia controlar, e não podemos deixar que isso aconteça", ressaltou o secretário-geral em uma sessão do Conselho de Segurança da ONU sobre a guerra.

Guterres pediu o "retorno a negociações sérias" e cobrou "responsabilidade para salvar a região e todo o mundo do precipício". "O Irã declarou repetidamente que não quer armas nucleares. Reconhecemos que existe um déficit de confiança, e o único modo de superá-lo é por meio da diplomacia", acrescentou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade