Script = https://s1.trrsf.com/update-1781718913/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Governo do Canadá apresenta projeto para proibir "cura gay"

Proibição da chamada "terapia de conversão gay" fez parte da plataforma de reeleição do premiê Justin Trudeau

10 mar 2020 - 11h30
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo federal do Canadá apresentou nesta segunda-feira (09/03) um projeto de lei para criminalizar a "terapia de conversão gay", que visa mudar a orientação sexual de uma pessoa para o que é considerado "normal" pelos padrões heterossexuais.

Ativista durante parada gay em Toronto
Ativista durante parada gay em Toronto
Foto: DW / Deutsche Welle

"A terapia de conversão é uma prática cruel, que pode levar a traumas ao longo da vida, principalmente para jovens", disse o ministro da Justiça e procurador-geral do Canadá, David Lametti. "A terapia de conversão foi desacreditada e denunciada por profissionais e associações de saúde no Canadá, nos Estados Unidos e em todo o mundo. Não tem base na ciência ou nos fatos", acrescentou.

A prática envolve sujeitar indivíduos gays, bissexuais ou lésbicas  — frequentemente menores — a uma série de intervenções comportamentais que podem representar uma séria ameaça ao seu bem-estar mental, emocional e físico.

O projeto quer tornar ilegal fazer com que um indivíduo se submeta à terapia de conversão ou remover um menor do Canadá com o objetivo de submetê-lo a essa prática. Também torna ilegal anunciar ou lucrar com o fornecimento dessa terapia.

A proibição da terapia de conversão fez parte da plataforma de reeleição do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em 2019. Também é esperado que o projeto receba apoio dos Novos Democratas e do Partido Verde.

Se a lei for aprovada, o Canadá se tornará o quarto país — depois de Brasil, Equador e Malta — a proibir nacionalmente a prática. Muitos estados dos Estados Unidos, incluindo Califórnia, Nova York e Colorado, já proibiram a prática. Em 2019, o governo da Alemanha apresentou um projeto de lei que impede menores de receberem terapia de conversão gay.

Veja também:

Índia descriminaliza sexo gay, que ainda é considerado ilegal em 71 países:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra