Governador critica peso de Trump após secretário de Defesa ameaçar demitir militares gordos
Gavin Newsom afirmou que a lei que prevê a demissão de oficiais acima do peso deveria se aplicar ao presidente
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, tirou sarro do peso do presidente Donald Trump após o secretário de Defesa do país, Pete Hegseth, criticar militares obesos. Em uma publicação no X, o democrata compartilhou uma imagem feita por inteligência artificial que retrata Trump comendo hambúrgueres enquanto drones trazem mais lanches a ele.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na última terça-feira, 30, o republicano reuniu cerca de 800 oficiais de alta patente na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, na Virgínia. Após a fala de Trump, Hegseth criticou os militares acima do peso e assinou um decreto que prevê a demissão dos militares que não emagrecessem.
IT'S COMPLETELY UNACCEPTABLE TO SEE A FAT COMMANDER IN CHIEF IN THE HALLS OF THE WHITE HOUSE! pic.twitter.com/hZtRdJG8b7
— Governor Newsom Press Office (@GovPressOffice) September 30, 2025
“É inaceitável ver generais e almirantes gordos pelos corredores do Pentágono e liderando comandos no país e no mundo”, disse o secretário. Newsom, com quem Trump frequentemente briga pelas redes sociais, então, reagiu com uma piada. “Acho que o Comandante em Chefe precisa ir embora!”, disse no tuíte que acompanhava o meme.
A oposição aproveitou a brecha. Em resposta à postagem que mencionava a fala de Hegseth, o perfil oficial do partido Democrata publicou uma foto de Trump em que seu sobrepeso fica aparente. “Isso é interessante”, diz a legenda da imagem.
That's interesting https://t.co/AIGukJadYu pic.twitter.com/e0bMzqsUWJ
— Democrats (@TheDemocrats) September 30, 2025
A fala do secretário aconteceu em um momento de reconfiguração da relação entre a Casa Branca e o Pentágono. No evento da declaração, Hegseth fez outras falas em direção ao endurecimento da disciplina e aparência dentro das Forças Armadas.