PUBLICIDADE

Mundo

França diz que Trump deveria ter mostrado "decência" em aniversário de ataques em Paris

14 nov 2018 - 16h07
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que atacou seu colega francês em uma série de tuítes na terça-feira, deveria ter mostrado "decência elementar" no momento em que o país lamenta o aniversário de ataques mortais em Paris, disse um porta-voz do governo da França.

Trump em visita a Paris
 11/11/2018   REUTERS/Christian Hartmann
Trump em visita a Paris 11/11/2018 REUTERS/Christian Hartmann
Foto: Reuters

Em cinco postagens feitas no mesmo dia em que a França relembrou a data dos ataques de 2015 que mataram 130 pessoas, Trump criticou o aliado-chave dos EUA por quase ter sido derrotado pela Alemanha em duas guerras mundiais, por sua indústria vinícola e pelo índice de aprovação do presidente Emmanuel Macron.

Quando indagado nesta quarta-feira sobre os tuítes do líder norte-americano, o porta-voz Benjamin Griveaux foi igualmente crítico.

"Ontem foi dia 13 de novembro, estávamos lembrando o assassinato de 130 de nossos cidadãos", disse Griveaux. "Uma decência elementar teria sido adequada".

Trump publicou os tuítes depois de ter retornado de um final de semana em Paris para lembrar o 100o aniversário do final da Primeira Guerra Mundial, ocasião durante a qual as relações tensas entre o presidente dos EUA e aliados europeus ficaram evidentes.

Na terça-feira ele rejeitou os alertas de Macron sobre as ameaças do nacionalismo, feitas durante uma cerimônia emotiva na capital francesa no domingo à qual dezenas de líderes mundiais compareceram.

    Trump, que defende a política "A América Primeiro", destacou comentários recentes de Macron sobre a necessidade de a Europa se proteger, escrevendo "foi a Alemanha na Primeira e na Segunda Guerra Mundial - como a França se saiu? Eles estavam começando a aprender alemão antes de os EUA aparecerem. Paguem pela Otan ou não!"

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade