França classifica nova doutrina de segurança dos EUA de "esclarecimento brutal"
A Europa deve acelerar seu rearmamento em resposta a uma mudança radical na doutrina militar dos Estados Unidos, disse uma autoridade do governo francês nesta terça-feira, chamando a nova estratégia de segurança de Washington de "um esclarecimento extremamente brutal" de sua postura ideológica.
A Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, tornada pública na semana passada, causou choque em toda a Europa, com um discurso que dizia que o continente estava enfrentando o "apagamento da civilização" e que a política dos EUA deveria incluir o "cultivo da resistência" dentro da União Europeia.
"A nova estratégia de segurança norte-americana é um esclarecimento extremamente brutal da postura ideológica dos Estados Unidos", disse Alice Rufo, ministra júnior do Exército, aos parlamentares na sessão semanal de perguntas e respostas da Assembleia Nacional.
"Vivemos em um mundo de carnívoros, a Europa não é uma ilha, e a Europa só será respeitada se souber como se fazer respeitar", disse ela.
As falas de Rufo, que já atuou como assessora adjunta de segurança nacional do presidente Emmanuel Macron, são os comentários públicos mais fortes feitos até o momento por autoridades francesas após o lançamento da Estratégia de Segurança Nacional dos EUA.
Rufo, que se reuniu com o Pentágono e outras autoridades de segurança dos EUA durante o fim de semana em Washington, disse que sabia que o documento estava causando "debates" internos no governo dos EUA, especialmente no que diz respeito à descrição da Rússia.