PUBLICIDADE

Mundo

Forte terremoto é sentido em Taiwan e autoridades alertam para tsunami

Esse é o tremor de terra mais forte sentido no país em 25 anos

2 abr 2024 - 23h03
(atualizado às 23h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte terremoto de magnitude 7,5 foi sentido em Taiwan, na noite desta terça-feira (2). Autoridades emitiram alertas de tsunami para o Japão e para as Filipinas. Esse é o terremoto mais forte sentido no país em 25 anos, segundo a agência oficial de notícias de Taiwan.

Terremoto atinge Taiwan e provoca risco de tsunami
Terremoto atinge Taiwan e provoca risco de tsunami
Foto: Reprodução / NHK / Perfil Brasil

"O terremoto está próximo à terra e é superficial. Foi sentido em toda a ilha de Taiwan e no litoral... é o mais forte em 25 anos desde o terremoto (de 1999)" disse Wu Chien-fu aos repórteres, referindo-se ao terremoto de setembro de 1999, de magnitude 7,6, que matou 2.400 pessoas.

Segundo as imprensa local, alguns edifícios desabaram na cidade de Hualien. Diversas pessoas ficaram presas entre os escombros. Deslizamentos também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia.

O tremor foi registrado a uma profundidade de 34.8 quilômetros. Segundo especialistas ouvidos pela CNN, quando mais próximo à superfície, mais danos pode causar.

Segundo a imprensa estatal chinesa, o tremor também foi sentido na China. Dessa forma, atingiu as cidades Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde na Província de Fujian na China.

O governo das Filipinas também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.

Alerta de Tsunami

Autoridades ordenaram a retirada de moradores devido ao risco de tsunami. Ondas de até três metros podem atingir a ilha japonesa de Okinawa, de acordo com e emissora japonesa NHK.

Taiwan está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, que provoca atividade sísmica e vulcânica maciça da Indonésia ao Chile.

 * Reportagem em atualização 

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade