PUBLICIDADE

Forças do Iraque assumem controle de áreas curdas na província de Nínive

18 out 2017 11h19
| atualizado às 11h25
ver comentários
Publicidade

Forças do Iraque assumiram o controle de áreas antes comandadas por forças curdas na província de Nínive, que abriga Mosul e se situa no norte do Iraque, informou um comunicado dos militares nesta quarta-feira.

Forças do Iraque são vistas em Zumar, na província de Nínive 18/10/2017 REUTERS/Ari Jalal
Forças do Iraque são vistas em Zumar, na província de Nínive 18/10/2017 REUTERS/Ari Jalal
Foto: Reuters

As áreas foram desocupadas pelos combatentes curdos peshmergas antes da chegada das forças iraquianas na terça-feira, segundo o comunicado. Os peshmergas haviam tomado o local ao longo dos últimos três anos como parte da guerra contra os militantes do Estado Islâmico.

A represa de Mosul, localizada no noroeste da cidade, é uma das posições reconquistadas dos peshmergas, de acordo com o informe militar.

Em reação a um referendo de independência realizado pelos curdos no mês passado, forças do governo do Iraque apoiadas por grupos paramilitares treinados pelo Irã capturaram Kirkuk, região rica em petróleo e ocupada pelos curdos, na segunda-feira, alterando o equilíbrio de poder do país.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, havia ordenado a retomada de Kirkuk no mesmo dia, além de todas as áreas em disputa reivindicadas tanto pelo semiautônomo governo regional do Curdistão quanto pelas autoridades centrais de Bagdá.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade