Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filho de Maduro acusa EUA de 'sequestro' e pede 'solidariedade'

Falas ocorreram durante a sessão de instalação da Assembleia Nacional da Venezuela, realizada dois dias depois de Maduro ser capturado

5 jan 2026 - 16h54
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Nicolás Maduro Guerra, filho do ex-presidente Nicolás Maduro, acusou os Estados Unidos de sequestrarem seu pai e pediu solidariedade internacional, alegando violação da soberania venezuelana e alertando para possíveis ameaças globais.
Nicolás Maduro Guerra e seu pai, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Nicolás Maduro Guerra e seu pai, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Foto: Reprodução/X

Nicolás Maduro Guerra, filho do presidente venezuelano deposto Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira, 5, que o pai foi “sequestrado” pelos Estados Unidos e apelou por “solidariedade internacional” para viabilizar seu retorno ao país.

As falas ocorreram durante a sessão de instalação da Assembleia Nacional da Venezuela, realizada dois dias depois de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, serem capturados em uma operação militar dos Estados Unidos em Caracas.

Em seu pronunciamento, Nicolás afirmou que a ação representou uma violação da soberania venezuelana e advertiu que episódios semelhantes podem se repetir em outras nações.

“Se normalizarmos o sequestro de um chefe de Estado, nenhum país estará seguro. Hoje é a Venezuela, amanhã pode ser qualquer nação que se recuse a se submeter. Este não é um problema regional, é uma ameaça direta à estabilidade global, à humanidade e à igualdade soberana entre as nações”, disse.

Em seguida, acrescentou: “Povos do mundo, digo a vocês: a solidariedade internacional com Nicolás, com Cilia, com a Venezuela não é um gesto político opcional, é um dever ético e legal. O silêncio diante dessas violações compromete aqueles que se calam e enfraquece o sistema internacional que todos dizem defender”.

Maduro Guerra também abordou sua inclusão na denúncia mais recente apresentada pelos Estados Unidos contra seu pai, Cilia Flores e outras pessoas, acusadas de tráfico de drogas e crimes relacionados ao uso de armas. Ele negou as acusações e afirmou que sua família é alvo de perseguição.

Algemado, Maduro deseja 'feliz Ano-Novo' a agentes dos EUA:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade