PUBLICIDADE

Mundo

Fantoche de Greta Thunberg é 'enforcado' em viaduto de Roma

Prefeita da capital italiana chamou o ato de "vergonhoso"

7 out 2019 - 11h42
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Um fantoche representando a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16 anos, apareceu pendurado em um viaduto na periferia de Roma, capital da Itália, na manhã desta segunda-feira (7).

O boneco tinha tranças nos cabelos e uma capa de chuva amarela e estava pendurado pelo pescoço abaixo de um cartaz com a frase "Greta is your God" ("Greta é seu Deus"). O ato foi reivindicado por um obscuro grupo chamado "Gli Svegli" ("Os Acordados"), que prometeu promover "outras ações". Não existe nenhuma referência a essa suposta organização, e não se exclui que tenha sido uma brincadeira de mau gosto.

Thunberg é líder de um movimento global de estudantes contra as mudanças climáticas e causou incômodo em líderes políticos ao cobrá-los na ONU pela falta de ações para combater o aquecimento global.

O caso do fantoche é investigado pelo Ministério Público de Roma como "ameaça agravada". "Vergonhoso o boneco de Greta Thunberg encontrado pendurado em uma ponte de nossa cidade. Minha solidariedade e a de Roma para ela e sua família", disse no Twitter a prefeita Virginia Raggi.

Já Nicola Zingaretti, governador do Lazio, onde fica a capital italiana, chamou o ato de "violência macabra". "Condenamos com força esse gesto de quem não respeita ideias diferentes", acrescentou.

Fantoche de Greta Thunberg em foto divulgada pela prefeita de Roma, Virginia Raggi
Fantoche de Greta Thunberg em foto divulgada pela prefeita de Roma, Virginia Raggi
Foto: Reprodução/Twitter / Ansa
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade