Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Explosão em fábrica de fogos de artifício mata ao menos 25 na China

Acidente em Liuyang deixou dezenas de feridos

5 mai 2026 - 10h55
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 26 pessoas morreram e 61 ficaram feridas em meio a uma grande explosão em uma fábrica de fogos de artifício na China, informaram autoridades nesta terça-feira (5).

Fumaça sobe ao céu após explosões em fábrica de fogos de artifício em Liuyang
Fumaça sobe ao céu após explosões em fábrica de fogos de artifício em Liuyang
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O incidente ocorreu na tarde de segunda (4), no horário local, na empresa Huasheng Fireworks Manufacturing and Display Company, em Liuyang, província de Hunan.

Hoje o presidente da China, Xi Jinping, pediu "esforços máximos "para tratar os feridos, procurar pelos desaparecidos e responsabilizar os culpados".

Vídeos publicados ontem nas redes sociais mostraram explosões contínuas no local do acidente, acompanhadas por uma vasta nuvem de fumaça subindo ao céu em uma área rural cercada por montanhas.

Já imagens de drones feitas pela CCTV nesta terça revelaram uma faixa de destroços fumegantes onde antes ficavam as instalações da fábrica, com equipes de resgate e escavadeiras vasculhando os escombros.

De acordo com Chen Bozhang, prefeito de Changsha, capital da província que administra Liuyang, mais cinco vítimas foram confirmadas, além das 21 anunciadas inicialmente.

Ele acrescentou que os trabalhos de resgate estão "praticamente encerrados".

A polícia prendeu executivos da empresa enquanto as investigações sobre a causa do acidente continuam.

Liuyang é um importante centro de fabricação de fogos de artifício, responsável por cerca de 60% da produção desses artefatos vendidos na China e por 70% dos exportados.

Acidentes industriais nesse setor são frequentes no país devido à inadequação das normas de segurança.

No ano passado, uma explosão em outra fábrica de fogos de artifício em Hunan matou nove pessoas. Em fevereiro, duas explosões distintas em lojas nas províncias de Hubei e Jiangsu deixaram 12 e oito mortos, respectivamente.

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra