Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Exército israelense anuncia que matou quatro militantes do Hamas que saíam de túneis em Rafah

O Exército israelense afirmou neste domingo (30) que matou quatro militantes palestinos que saíam de túneis em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Entre 60 e 80 combatentes do Hamas continuam entrincheirados nos túneis do sul de Gaza, sob áreas controladas pelas forças israelenses, segundo estimativa de um integrante do grupo armado.

30 nov 2025 - 08h18
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo comunicado militar, as tropas israelenses seguem operando na região leste de Rafah. Durante a madrugada, "quatro terroristas que saíram de estruturas subterrâneas na área foram identificados. Guiadas pela Força Aérea israelense, as tropas eliminaram os terroristas", informou.

Imagem de arquivo mostra soldados israelenses na entrada de um túnel em Rafah, em 13 de setembro de 2024.
Imagem de arquivo mostra soldados israelenses na entrada de um túnel em Rafah, em 13 de setembro de 2024.
Foto: © Sharon Aronowicz / AFP / RFI

"As forças da IDF (Exército israelense) no Comando Sul permanecem posicionadas respeitando o acordo de cessar-fogo e continuarão a atuar para eliminar qualquer ameaça imediata."

Na sexta-feira, o Exército israelense declarou que mais de 30 combatentes que tentaram fugir dos túneis foram mortos.

Fontes informaram à AFP na quinta-feira que estão em andamento negociações sobre o destino dos combatentes que ainda permanecem na rede de túneis no sul de Gaza.

Na quarta-feira, o Hamas pediu aos países mediadores que pressionassem Israel para permitir uma passagem segura — a primeira vez que o grupo reconheceu publicamente a situação.

Linha amarela

O cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, com Egito, Turquia e Catar como intermediários, entrou em vigor em 10 de outubro. Pelo acordo, o Exército israelense recuou da chamada Linha Amarela dentro da Faixa de Gaza, um limite marcado com blocos de concreto amarelos.

Os militantes do Hamas estão em túneis localizados no lado controlado por Israel da Linha Amarela. Um membro proeminente do Hamas em Gaza disse à AFP que o grupo estima que entre 60 e 80 combatentes permaneçam lá.

O cessar-fogo continua frágil, com Israel e Hamas acusando-se mutuamente de violar os termos, enquanto a Faixa de Gaza enfrenta uma grave crise humanitária.

A guerra começou após o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.221 mortos. A ofensiva israelense em Gaza já matou pelo menos 70.100 pessoas, segundo números do Ministério da Saúde do território, considerados confiáveis pela ONU. Desde o início do cessar-fogo, 354 palestinos foram mortos por disparos israelenses.

com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade