PUBLICIDADE

Mundo

Exército da Indonésia encerra 'exames de virgindade'

Anteriormente, os militares disseram que os exames eram importantes para determinar a moralidade das mulheres recrutas

11 ago 2021 - 12h14
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Soldados do Exército da Indonésia durante treinamento militar
Soldados do Exército da Indonésia durante treinamento militar
Foto: Antara Foto/Nova Wahyudi / Reuters

O Exército da Indonésia encerrou a prática controversa de realizar exames de virgindade em mulheres que se candidatam a cadetes, de acordo com seu chefe de gabinete, uma medida saudada por ativistas que a pleiteiam há tempos.

Os 'exames de dois dedos', nos quais médicos tocam o hímen de recrutas femininas para determinar sua virgindade, eram sistemáticos, abusivos e cruéis, segundo a Human Rights Watch (HRW), entidade sediada na cidade norte-americana de Nova York que realizou investigações sobre a prática entre 2014 e 2015 e retomou os apelos por seu fim em 2017.

Anteriormente, os militares disseram que os exames eram importantes para determinar a moralidade das recrutas. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que eles não têm "nenhuma validade científica" e que a aparência de um hímen não é um indicador confiável de relação sexual.

Andika Perkasa, chefe do Estado Maior do Exército indonésio, disse aos repórteres na terça-feira que tais exames não acontecem mais. "O hímen estar rompido ou parcialmente rompido era parte do exame... agora não há mais isso", disse ele em comentários que foram confirmados por um porta-voz militar.

No mês passado, Andika disse que o processo de seleção do Exército deve ser igual para recrutas femininos e masculinos.

A Marinha realizava exames de gravidez nas candidatas, mas não exames de virgindade específicos, disse seu porta-voz, Julius Widjojono, nesta quarta-feira, acrescentando que "tanto homens quanto mulheres passam pelos mesmos exames".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade