PUBLICIDADE

Europa

Vídeo flagra policiais revistando celulares de russos

Jornalista que registrou a cena também afirmou que quem se recusasse a mostrar as informações seria preso

7 mar 2022 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

Após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionar uma lei na última sexta-feira, 4, que prevê punição de até 15 anos de prisão por ‘notícias falsas’ e pelo uso das palavras ‘guerra’ e ‘invasão’, um vídeo mostra policiais acessando arquivos em celulares de russos. Ao compartilhar a cena no aplicativo Telegram, neste domingo, 6, a jornalista Ana Vasilyeva também afirmou que quem se recusasse a mostrar as informações seria preso.

Vídeo flagra policiais revistando celulares de russos em meio ao aumento da censura no país
Vídeo flagra policiais revistando celulares de russos em meio ao aumento da censura no país
Foto: Reprodução / Telegram

Os esforços do governo russo para controlar o discurso sobre a guerra também atingiram as redes sociais Facebook e Twitter, que foram bloqueadas no país. Após o anúncio da nova lei, o TikTok decidiu suspender a publicação de todos os seus vídeos na Rússia.

Ao mesmo tempo, o governo russo também lançou uma propaganda em que cidadãos aparecem demonstrando apoio à guerra, com justificativas de 'desnazificação' do país vizinho e também sobre a sua segurança nacional. Até o momento, segundo a ONG OVD-Info, mais de 10 mil pessoas já foram presas na Rússia por se manifestarem contra a guerra na Ucrânia.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade