Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Publicidade

Toques de recolher entram em vigor em cidades francesas após saques e confrontos

Após os episódios de violência e saques registrados à margem das manifestações estudantis do fim de semana, autoridades francesas começaram a aplicar toques de recolher em diferentes cidades do país na noite desta segunda-feira (19). As medidas variam de acordo com a região e têm como objetivo conter novos episódios de vandalismo.

19 out 2026 - 16h32
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após saques a cerca de 3 mil lojas e violentos confrontos, o governo francês impôs toques de recolher em cidades como Paris, Lille, Lyon, Nice e no território ultramarino de Guadalupe. Na capital, protestos foram proibidos em áreas centrais e a circulação restrita nos locais mais afetados. As medidas, que afetam principalmente menores em diversas regiões, visam restaurar a ordem pública e conter a onda de distúrbios, que já gerou até a venda de itens roubados em plataformas online.

Os primeiros toques de recolher entraram em vigor na noite desta segunda-feira em diversas cidades da França. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, que afirmou que as restrições serão limitadas a alguns bairros e áreas consideradas mais afetadas pelos distúrbios.

Em Paris, manifestações estão proibidas desde as 20h (15h em Brasília) em uma ampla área da capital, incluindo a avenida Champs-Élysées, a Praça da República, a Praça da Bastilha, os arredores da Assembleia Nacional, do Senado e das principais estações ferroviárias. Já o toque de recolher efetivo passa a valer às 23h na Praça da República e no bairro de Les Halles, locais atingidos por saques nos últimos dias.

Segundo a Polícia de Paris, "a segurança de todos torna essas medidas necessárias para restabelecer a ordem pública, gravemente afetada por uma minoria de delinquentes". Moradores, trabalhadores, equipes de emergência e comerciantes podem circular nas áreas afetadas, desde que consigam justificar sua presença.

Restrições além da capital

No norte da França, o toque de recolher foi decretado para menores de idade em partes de cidades como Lille, Douai, Wattignies e Denain e entrou em vigor nesta segunda-feira. A restrição vale entre 20h e 6h por dois dias. Medidas semelhantes também foram anunciadas em Lyon e Nice, no sul do país.

Pessoas passam, na manha de 19 de outubro de 2026, diante de vitrine de loja vandalizada durante protestos no centro de Paris, em 17 de outubro de 2026.
Pessoas passam, na manha de 19 de outubro de 2026, diante de vitrine de loja vandalizada durante protestos no centro de Paris, em 17 de outubro de 2026.
Foto: RFI

As restrições também se estendem aos territórios ultramarinos. Em Guadalupe, no Caribe, um toque de recolher para menores está em vigor desde domingo após episódios de violência urbana ligados aos protestos contra o alto custo de vida.

O chefe do governo afirmou que o objetivo das medidas é proteger moradores e comerciantes. 

Segundo o governo, pelo menos 3 mil comércios foram alvo de depredações ou saques durante o fim de semana. Muitas vitrines foram destruídas e lojas invadidas.

Autoridades também relataram o surgimento de anúncios de produtos supostamente saqueados em plataformas de venda de artigos usados, como eBay e Vinted, e pediram a colaboração dessas empresas para remover os conteúdos.

(Com agências)

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra