PUBLICIDADE

Europa

Soldados disparam contra ativistas do Maidan na Crimeia

9 mar 2014 - 06h05
(atualizado às 06h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de homens uniformizados supostamente pertencentes às tropas russas disparou contra um carro de ativistas do Maidan (Praça da Independência de Kiev) em Simferopol, a capital do território autônomo separatista ucraniano da Crimeia, informou neste domingo a agência Unian.

"Começaram a disparar contra as rodas. Algumas balas atingiram a lataria do automóvel. Menos mal que não deram atingiram a parte de cima (do carro)", relatou o ativista Alexei Tamrazov à agência.

O tiroteio aconteceu no momento em que os membros do movimento "Ucrânia com vocês" gravava com uma câmera a ocupação pelos soldados de um escritório de recrutamento militar local.

Segundo Unian, no princípio os ativistas perguntaram aos ocupantes do edifício "o que estavam fazendo", ao que os indivíduos armados responderam dando um prazo de cinco minutos para que se retirassem; caso contrário, ameaçaram prendê-los.

Após perceber que estavam sendo gravados, os "homens verdes" (como ironicamente chamam na Ucrânia os militares de etnia russa sem insígnias que invadiram a península da Crimeia) abriram fogo com metralhadoras contra o carro dos ativistas.

Vários caminhões militares sem matrículas de identificação e carros de transporte blindados continuam a chegar na Crimeia, segundo o Serviço de Fronteiras da Ucrânia, majoritariamente pró-russa, e que se prepara rapidamente para o referendo sobre sua reunificação com a Rússia.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/" data-cke-474-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade