PUBLICIDADE

Europa

Sequestrador de Paris conheceu ex-presidente Sarkozy em 2009

Amedy Coulibaly tinha várias passagens pela polícia

10 jan 2015 - 14h43
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Amedy Coulibaly teve um encontrou com Nicolas Sarkozy em 2009</p>
Amedy Coulibaly teve um encontrou com Nicolas Sarkozy em 2009
Foto: AFP

O sequestrador de Paris que matou quatro reféns em um mercado judeu na tarde da última sexta-feira conheceu o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy em 2009, informou o Daily News. 

O encontro, destinado a incentivar a contratação de jovens por empresas privadas, contou com a participação de vários rapazes com contratos temporários, entre eles Amedy Coulibay, que na época tinha 27 anos, vivia em Grigny (subúrbio de Paris) e trabalhava em uma fábrica da Coca-Cola.

Nascido em 1982, em Juvisy-sur-Orge, ao norte de Paris, Amedy era o único homem dos 10 irmãos. Ainda jovem começou a a colecionar passagens pela polícia por furto, roubo e tráfico de drogas. Em 2002, foi preso por participar de um assalto a banco.

Veja momento em que polícia invade mercado em Paris:

Menos de um ano após o encontro com Sarkozy, Amedy voltou a ser preso, dessa vez por tentar resgatar da prisão o terrorista Smain Ait Ali Belkacem, responsável por um atentado à bomba no subúrbio de Paris, em 1995. Também estavam envolvidos na trama os irmãos Kouachi, responsáveis pela morte de 12 pessoas durante o ataque à revista de humor Charlie Hebdo.

Amedy foi condenado a cinco anos de prisão pela participação na tentativa de fuga de Smain, e liberado em 2014. Vivia em anonimato até a última semana, quando ganhou destaque em jornais do mundo inteiro pelo assassinato de uma policial e de quatro pessoas durante o sequestro a um mercado judaico.

Antes de ser morto pela polícia parisiense, Amedy contou à emissora de TV francesa BMF que havia coordenado os ataques na França junto com os irmãos Kouachi.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade